Bom dia! O inverno está chegando e nada melhor que poder ter uma lareira para deixar a nossa casa bem quentinha! Esse é o tema de hoje da Coluna da Paty! Mostro a vocês que não é preciso morar em uma casa ou apartamento gigantes para poder usufruir da praticidade e beleza das lareiras. Tem cada modelo liiiindo hoje em dia! Modernas e tão discretas que por vezes passam despercebidas no décor. Demais, vem ver!

Minimalistas, modernas, tradicionais e coloridas. São vários os modelos de lareiras que encontramos no mercado atualmente. Além de aquecerem, elas se tornaram objetos decorativos e deixam o ambiente mais aconchegante. Elas podem funcionar à álcool, a mais tradicional, à lenha. Vamos ver suas características.

 Lareiras movidas à Álcool (etanol) :  Não precisa de chaminé e possui uma vantagem extra, pode ser apoiada sobre qualquer superfície e pode aquecer vários ambientes. Algumas são constituídas de uma base com madeira de reflorestamento e uma cúpula de vidro enquanto outras são feitas de metal e possuem um design arrojado. Seu acendimento é feito com um biofluido à base de etanol (álcool) que produz uma chama amarelada e duradoura, não possui cheiro e nem faz fumaça. Todos os modelos possuem um reservatório para o etanol e já vêm com um acendedor e um instrumento pra apagar a chama sem o risco de se queimar. Com o recipiente cheio, a chama dura de duas a três horas, dependendo da ventilação do ambiente.

01

Base de mármore travertino bruto

02

Base de mármore bronze Armani

03

Lareira Ecohouse inserida em uma base de mármore travertino bruto.

Lareiras movidas à Gás: Usam gás GLP (botijão de cozinha) ou gás natural. A grande vantagem desse tipo de lareira é que elas não fazem sujeira nem fumaça, como as tradicionais à lenha, por isso dispensam o uso da chaminé. É necessário ter um ponto de gás no local que você escolheu colocar a lareira, que deverá ser feito por um profissional especializado. Ele já deve estar pronto na hora em que o técnico for instalar a lareira. Fique atento quanto aos sistemas de segurança regulamentados pela ABNT na NBR 13.103 que elas devem ter para evitar acidentes. Certifique-se de que ela possui uma válvula que corta o fornecimento de gás caso a chama apague, evitando que o gás se espalhe pelo ambiente. Verifique ainda se o produto possui um sistema que mede a quantidade de gás carbônico no ambiente e desliga automaticamente quando a quantidade desse gás for considerada imprópria para a respiração.

04

Base em mármore travertino romano bruto

05

Base em mármore travertino romano bruto

Lareiras movidas à Lenha: O tipo mais antigo que existe. Usa a queima da própria lenha para manter o ambiente aquecido.

Ela preserva o cheiro de pinho, a cor natural do fogo e os estalos da madeira.

06

07

Lareira virtual/elétrica: Nós encontramos também as lareiras virtuais ou digitais, que funcionam como um aquecedor, porém com todo charme feito em 3D que simula uma lareira convencional. Elas podem ser embutidas na parede ou penduradas como quadro, possuem sistema de segurança, controle de temperatura e até ajuste de iluminação.

08

11

10