Olá pessoal, hoje o tema da nossa Coluna são os lustres e pendentes. Dos clássicos aos mais modernosos, esses adereços fazem toda a diferença no décor. Vale o investimento! Vem ver as dicas que selecionei para vocês de onde coloca-los, como escolher e quais lâmpadas são ideiais. Enjoy

 Onde colocar?!

Lustres são peças de iluminação mais elaboradas, geralmente com detalhes e com diversas conotações; das mais clássicas às mais contemporâneas. Como é um adorno que agrega valor ao ambiente, ficará melhor disposto no living, corredores, lavabos e quartos. Porém, nada impede que sejam colocados na cozinha, banheiros e lavanderia. No caso de cozinhas, fique atento com o tipo a ser escolhido levando em consideração a gordura proveniente dos alimentos. E no banheiro, com a umidade.

 Como escolher?!

O principal cuidado na hora de escolher o lustre ideal é verificar sua dimensão, para poder ornar corretamente com o espaço. É bom verificar também o numero de lâmpadas que o compõem, a fim de evitar um aquecimento excessivo no local em que será instalado. Observe também o peso, vislumbrando o sistema de fixação mais apropriado ao local. Evite lustres, luminárias ou pendentes que contenham muitas peças plásticas e o soquete de plástico, pois esses podem esquentar demais e derreter, ocasionando até mesmo em curto-circuito.

 Quais lâmpadas comprar?!

A eficiência depende do que se busca com a iluminação. Se a intenção é ter um ambiente altamente claro, como no local de trabalho, por exemplo, a lâmpada mais indicada seria uma fluorescente, pois emite baixa radiação calórica, ajudando na conservação da temperatura e proporcionando uma iluminação intensa e constante. Contudo, se a intenção é ter uma iluminação mais amena, mas ainda intensa, o indicado seria optar por lâmpadas compactas, incandescentes ou até mesmo a nova tecnologia de superleds. De forma geral, como os lustres e pendentes são ‘casulos’ para lâmpadas, eles irão sempre filtrar um pouco da iluminação em comparação a um tipo de luminária mais exposta como o plafon, por exemplo.

Coluna da Paty

11

10