Que esse Ano Novo que se aproxima seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita paz para o nosso mundo.

 E vamos brindar !!

 Um próspero Ano Novo!!

01

Algumas boas sugestões para deixar o seu ano novo cheio de novas esperanças !!

02

Segura Viudas Reserva Heretat

 Vinho: Espumante

País: Espanha (Catalunha)

Adega: Segura Viudas

Uvas: Macabeo/Parellada

03

Miolo Millésime Brut D.O. – Safra 2011 (750ml)

  VINHA

Uvas: 50% pinot noir e 50% chardonnay

Produtor: Miolo

Região: Garibaldi, Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul

Colheita: Manual e seletiva

ANÁLISE SENSORIAL

Visão: Límpido, apresenta coloração amarelo palha com tons esverdeados, perlage fina, abundante e persistente, denotando alta qualidade do produto.

Olfato: Aromas finos de frutas cítricas, pera, abacaxi e mel, mesclados a aromas típicos de envelhecimento, como pão tostado.

Gosto: Complexo, com boa cremosidade. Mostra-se elegante, com acidez equilibrada, retrogosto agradável e final de boca longo.

SERVIÇO E HARMONIZAÇÃO

 Serviço: A temperatura ideal é de 6 a 8°C.

Harmonização: Ideal como aperitivo ou mesmo desfrutado por si só, em atitude contemplativa ou festiva. Os acompanhamentos vão desde o bolinho de bacalhau, croquete de camarão e croquete de carne, moqueca de peixe, casquinha de siri, bobó de camarão e culinária caiçara.

 O Miolo Millésime é um espumante produzido pelo método tradicional, somente em safras excepcionais com uvas de Chardonnay e Pinot Noir, cultivadas nos vinhedos da família Miolo em São Gabriel, município de Garibaldi, região que dá origem a um dos melhores espumantes do Brasil.

 O Miolo Millésime Brut foi eleito o melhor espumante na categoria champenoise, do Hemisfério Sul. Elaborado pelo método tradicional, com uvas Chardonnay e Pinot Noir, cultivadas nos vinhedos da família Miolo em São Gabriel, no Vale dos Vinhedos, região que dá origem a um dos melhores espumantes do Brasil. Possui o selo de “Denominação de Origem Vale dos Vinhedos” (DOVV) e é premiado com diversas medalhas em concursos nacionais e internacionais. Miolo Millésime Brut é um espumante delicado, fresco e equilibrado com perlage fino e persistente, e elegante final de boca.

 Está um espetáculo este Miolo Millésime. Há muito não provava este top espumante e me surpreendeu. Longo, cremoso, persistente, grande qualidade em boca, um tostado instigante. Desde a safra de 2009 é um espumante com a certificação de origem, com o selo de produto da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos.

  

Mais uma novidade pra vocês !!

 A Casa Bauducco e a Diletto se uniram para presenteá-los com o gostinho mágico do Natal na forma de um surpreendente picolé de Panettone com apenas 88kcal.

Já disponíveis nas lojas e carretinos Diletto e em todas as lojas Casa Bauducco.

04

05

Bacalhau ao forno com natas

 Ingredientes:

 1 kg de bacalhau fresco em postas

1 litro de creme de leite fresco

1 kg de batata em rodelas

½  litro de azeite de oliva

2 unidades de cebola em rodelas

2 dentes de alho amassados

folhas de hortelã picadas

pimenta do reino à gosto

 

Como fazer:

 Retire as postas de bacalhau da água.

Esquente o creme de leite numa panela e cozinhe o bacalhau muito rapidamente, durante dois ou três minutos.

Retire as postas com bastante cuidado para que elas não se desfaçam.

Se possível, use uma espátula.

Monte o prato num refratário grande ou numa cumbuca de barro vitrificado, que possa ir ao forno ou à mesa.

Primeiro, disponha as rodelas de batatas.

Regue generosamente com azeite de oliva.

Adicione as postas e sobre elas coloque as rodelas de cebola, os dentes de alho amassados e as folhas de hortelã.

Espalhe por cima o creme de leite no qual o bacalhau foi aferventado.

Esquente o forno em torno de 200°

Leve o refratário ao forno por trinta minutos.

Retire e sirva.

Vinho para servir com o bacalhau:

06

Anselmo Mendes Alvarinho

Produtor: Anselmo Mendes

Classificação: Branco

Uva: Alvarinho

País: Portugal

Safra: 2013

Caracteristicas Técnicas:

Corpo: De Corpo

Tanicos: Não especificado.

Acidez: Fresco

Madeira: Sem Madeira

Estágio da Evolução: Beber ou Guardar

Região: Minho – Vinho Verde – Subregião de Monção

Composição de Castas: 100% Alvarinho

Amadurecimento: 4 meses em inox, com levantamento das borras (bâtonnage) semanal.

Estimativa de Guarda: 6 anos

Temperatura de Serviço: 10°C

Características Climáticas: A região é um vasto anfiteatro que, da orla marítima, se eleva gradualmente para o interior, expondo toda a zona à influência do oceano Atlântico, fenômeno reforçado pela orientação dos vales dos principais rios, que correndo de nascente para poente facilitam a penetração dos ventos marítimos, os quais trazem muita umidade e chuva (até 1.500mm/ano em geral, 800mm/ano na sub-região de Monção). As temperaturas mais altas coincidem, durante o ano, com as precipitações mais baixas – final da primavera e verão quentes e secos – e as temperaturas mais baixas com as precipitações mais altas – invernos frios e chuvosos.

Características do Solo: Solo granítico, com baixa fertilidade e pouca profundidade. Presença também de pedras roladas. Vinhedo em encosta sul-poente.

Elaboração: Recepção das uvas inteiras em caixas de 20kgs. As uvas inteiras são levadas para as prensas verticais. A prensagem ocorre com adição de neve carbônica. Maceração pelicular 12-24 horas a 15°C. O mosto decanta por 48 horas a 12°C, sendo trasfegado para pequenas cubas de inox, onde é fermentado por 15 dias. Durante 4 meses, realiza-se o levantamento das borras (bâtonnage) semanalmente. Estabilização a frio (-4°C). Trasfega-se o vinho às cubas de inox, filtrando-o antes do engarrafamento.

Caracteristicas Organolépticas: Coloração verdeal cristalina. Bastante sério no olfato com apontamentos citrinos, de pêssegos e pedras. Avança em boca com acidez graciosa, bem proporcionado, salino, com longo final.

Fechamento com Tampa de Rosca: Não

Graduação Alcoólica: 13° GL

Diretrizes Enogastronômicas: Trilha simplesmente frita em imersão de azeite; Maravilhoso com polvo grelhado na brasa ao molho mediterrâneo; Brandade de bacalhau; Terrina de linguado com geleia de ervas frescas.

Premiações mais Relevantes: PARKER: 89 Pontos REVISTA DE VINHOS: 17 /20

Classificação Legal: Vinho Verde D.O.C.

 Espero que todos tenham gostado das dicas para o Ano Novo, e agora uma pausa para recompor as energias e as merecidas férias !!

 Tim Tim !! Salute !!

07