01
 
Hoje o assunto é bem doce e polêmico, para os amantes de chocolates como eu,  que não sabem se podem ou não tomar um vinho com chocolate, vamos as dicas …
 É possível harmonizar vinho e chocolate? Antes de responder a esta pergunta, uma curiosidade: a semente do cacau e o vinho são fermentados com o mesmo tipo de levedura, não é a toa que ambos têm tantos admiradores em comum! Voltando a pergunta, podemos dizer que muitas harmonizações dão errado porque o chocolate e o vinho acabam brigando pelo mesmo ‘espaço’ no paladar, mas felizmente algumas dão certo…e como!!! 
Devemos tomar muito cuidado com essas combinações, parece fácil, mas a dificuldade de combinar vinho e o chocolate ocorre devido ao fato de além de ser doce, ele possuir um alto percentual de gordura, para combinar temos que conhecer o chocolate e ai sim escolher o vinho por similaridade, se o chocolate for doce também tem que existir a doçura na bebida para os dois não se chocarem. 
O ideal é buscar um vinho tão ou mais doce que o chocolate para fazer a combinação perfeita. Tipicidade da uva e tempo de envelhecimento dão o toque. 
“É preciso conhecer cada chocolate e cada vinho, para fazer a combinação perfeita. O vinho mais indicado para escoltar a degustação de chocolates é o francês Banyuls. É fabricado no sul daquele país e é muito sedoso, bem doce e com um bom envelhecimento. 
A harmonização que sugerimos é a mais clássica: chocolates com mais de 60% de cacau (meio amargo), com vinhos fortificados (que possuem um percentual de álcool maior devido à adição de aguardente de uva). Nessa categoria, estão o vinho do Porto, produzido na região norte de Portugal, e o vinho Jerez (ou Xerez), do sul da Espanha.
1° Vinho
Chocolate leve: 
Madeira Barbeito Malvasia 5 anos doce ou o vinho do Porto Tawny
2° Vinho
Chocolate com 70%  de cacau ou mais:
Camplazens Syrah: frutas vermelhas maduras, ameixa e condimentos combinam com as sedutoras notas de baunilha e chocolate; Porto LBV com aroma frutado e corpo rico; Madeira Barbeito Malvasia 10 anos doce.
3° Vinho
Chocolate dark:
Zinfandel ou Apollonio Primitivo: A agradável experiência de aromas intensos de frutas vermelhas mais escuras (mirtilo, amora), canela e tostados do vinho combina com chocolate mais intenso.
4° Vinho
 
Chocolate extra-dark (90% ou mais):
Vinhos mais jovens, encorpados como Camplazens Syrah e até mesmo um Bordeaux, um toque de carvalho também pode ser interessante e acrescentar mais complexidade à harmonização.
5° Vinho
Chocolate dark com frutas secas, como pistache:
Fica bem acompanhado com Calém Porto Ruby outra possibilidade interessante seria um Madeira Barbeito 5 anos Boal meio-doce.
6° Vinho
 
Chocolate com pimenta:
Calem Porto Ruby sedutor com sua riqueza de frutas vermelhas é acompanhamento perfeito para um chocolate doce e condimentado.
Fondue de chocolate com fruta fresca: Quinta do Tedo Porto Vintage 2004.
7° Vinho
Mousse de chocolate:
Fica uma delícia se acompanhada de um Emina OxTO (Oporto) bem frutado e um madeira mais doce como o delicioso Barbeito Malvasia 5 anos.
8° Vinho
Chocolate branco:
Na realidade não é chocolate, pois não leva cacau, apenas a gordura dele e é essa gordura que o deixa mais versátil quando se trata de harmonização. Sugestão: Muscat San Jean de Minervoix, Quinta do Tedo Porto Vintage 2004 e Porto Rosé
9° Vinho
Chocolate ao leite com caramelo:
O caramelo acrescenta uma ‘doce salinidade’ ao chocolate.
É um equilíbrio entre doce, salgado, gordura e amargor. A harmonização pode ser feita por equivalência com Vino Santo, Madeira e Porto Tawny. 
10° Vinho
Uma super dica pra quem quer experimentar um vinho diferente, perfeito para harmonizar com chocolate principalmente os com mais cacau: Vinho de cereja ácida – Visciole
Visciole, um vinho de sobremesa apaixonante, intrigante e tentador, com certeza diferente de tudo que você já tomou!
 
Chocolates:
Para acompanhar um chocolate bem gostoso é bom harmonizar com um vinho Cabernet encorpado, com um Syrah ou até mesmo com o famoso vinho do Porto.
 
Dicas de rótulos: 
Esses três rótulos são ideais para acompanhar chocolates:
 
  1. Warre’s Otima 10 Anos – Porto (Portugal).
  1. El Maestro Pedro Ximenes – Jerez (Espanha).
  1. Warre’s King’s Tawny Port – Porto (Portugal).

02

 

 

03

Recioto della Valpolicella Monte Fasenara (Michele Castellani)

País: Itália (Vêneto – Valpolicella Clássico)
Tipo: Doce (70% Corvina Veronese, 20% de Rondinella, Molinara e outras)
Álcool: 14%
Temperatura de consumo: 18ºC
Apresentação : 
O vinho Recioto della Valpolicella Monte Fasenara é um tinto doce tradicional e consagrado produzido na região do Vêneto, na Itália. Alguns  consideram  um vinho de meditação, e também é comparado aos vinhos do porto (fortificados) por sua doçura e servido para acompanhar sobremesas. 
Nascem de 5 mil a 6 mil garrafas por ano de meio litro (500 ml) deste Recioto della Valpolicella Monte Fasenara oriundas da Michele Castellani. Algumas delas são importadas pela Decanter, que trouxe ao Brasil Sergio Castellani durante o “Decanter Wine Show”, em agosto de 2008. 
Conforme sugere o próprio produtor, o Recioto acompanha queijos picantes, chocolates amargos e até um bolo de chocolate.
 
Então vamos a nossa receitinha do bolo de chocolate !
Foto Receita
Bolo de chocolate

 

Ingredientes
  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de azeite
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Margarina para untar
  • 1 xícara (chá) de bebida láctea sabor chocolate

 

Cobertura
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite

Modo de preparo 

  • No liquidificador, bata os ovos, o leite, o azeite, o chocolate e o açúcar até homegeneizar.
  • Acrescente a farinha e bata até incorporar.
  • Junte o fermento e mexa com uma colher.
  • Coloque a massa em uma forma de 26cm de diâmetro, untada e leve ao forno alto, pré aquecido, por 25 minutos ou até assar e dourar.
  • Retire do forno, fure o bolo com um garfo e regue com a bebida láctea de chocolate.
  • Para a cobertura, em uma panela, misture o leite condensado, o chocolate e leve ao fogo médio, mexendo até formar um brigadeiro mole.
  • Retire do fogo, deixe amornar e misture o creme de leite.
  • Desenforme o bolo, regue com a cobertura, deixe esfriar e sirva.

Rendimento: 12 porções

 

Beijinhos doces pra voces e até a semana que vem !!

 

 

 
 

 

Anúncios