Nosso tema de hoje são as Cozinhas Americanas. Confesso que não são todos os estilos que me agradam, pois acredito que ela deva ser muito bem pensada e elaborada para não cair no óbvio e tirar o charme do living. Porém, seu arranjo é quase unânime entre as pessoas e cá para nós, não é à toa. A cozinha americana tem o incrível poder de ampliar o ambiente e de integrar espaços e pessoas. Quer coisa melhor do que isso?! Esses são seus pontos positivos. Selecionei imagens de alguns modelos bem legais separados em três estilos diferentes: Tradicional (ambientes compactos integrados), Moderno e Descontraído. Veja em qual deles seu gosto se encaixa melhor!
Apesar desse tipo de décor ser bem vantajoso, alguns cuidados você precisa ter ao projetá-lo. O ponto mais importante é que ele deverá estar em perfeita harmonia com o living, seja quanto à composição do piso, cores e revestimentos, quanto aos eletrodomésticos escolhidos, os quais ficarão expostos. No caso desses últimos, os de aço escovado são os mais indicados, pois são neutros, combinam com tudo. O piso não precisa ser necessariamente o mesmo na cozinha e no living, mas se forem diferentes, escolha dois que conversem entre si. Peça ajuda a um profissional, pois uma escolha equivocada poderá comprometer todo o projeto.
Uma dica que dará um charme todo especial é aplicar entre o frontão da pia e a indispensável marcenaria superior, ladrilhos hidráulicos, adesivos (no caso de já haver um azulejo) ou até um laminado melamínico que imite madeira (aquecerá o ambiente). Caso você opte por um azulejo, ladrilho ou adesivo, eu prefiro aqueles que não têm muita cara de cozinha, ou seja, os xadrezes, listrados, arabescos, etc., eles são atemporais e sofisticarão o décor. Prateleiras e nichos instalados a 1,80m – 2,0m, aproximadamente, do chão, causam um efeito legal. Decore-os com pequenas plantas artificiais, como o buxinho, por exemplo, em vasinhos espelhados. Fica lindo!
Para ambientes compactos, cores claras/sóbrias, bancadas retráteis e iluminação própria (lustre central e dicróicas) são excelentes truques para agregar certa individualidade ao espaço, procure utilizá-los. Coifas e neutralizadores de odores modernos também se fazem essenciais para que o cheiro dos alimentos não infeste o lar. Mesas de jantar em tamanhos reduzidos também poderão compor o décor e otimizar o espaço quando dispostas a partir da ilha central. Elas podem ser em marcenaria (laqueada ou não), vidro ou uma moderna junção de ambos. Tudo dependerá da planta do local e do gosto dos moradores.
 
Estilo Tradicional – Ambientes Compactos Integrados
Post Tradicional copy
Estilo Moderno
Post Moderno copy
Estilo Descontraído
Post Descontraido copy
Studio PRS Interiores – prsinteriores@gmail.com

 
Anúncios