Algumas leitoras sugeriram que eu abordasse o tema decoração retrô e cá estou! Obrigada pelo feedback  e por acompanharem minha coluna! Pensando nisso, criei um canal para vocês mandarem suas dúvidas, sugestões, críticas e tudo mais: prsinteriores@gmail.com (mandem mesmo, terei o maior prazer em responder!) Bom, mas vamos ao que interessa! O tema de hoje é cheio de bossa, charme, personalidade e está há um tempinho super em alta: é o décor retrô. Falarei sobre as diferenças entre retrô e vintage (sim, elas existem!), darei dicas de como e onde usar e ainda, selecionei fotos inspiradoras para você, quem sabe, se animar e colocar uma peça desse estilo na sua casa.
 
O retrô representa tudo o que é novo, concebido na atualidade, mas que foi inspirado no passado. Ele não é, portanto, verdadeiramente antigo, mas tão somente remete essa ideia, traz essa sensação. Assim, peças vendidas em modernas lojas de décor, todas elas são chamadas de peças retrôs. Já aquela penteadeira, banqueta, telefone, rádio, por exemplo, que são heranças de família e decoravam as casas de nossos avós/bisavós, tendo sido conservados até os dias de hoje ou até mesmo restaurados, essas sim são chamadas de vintage.
 
O desafio ao colocar uma peça estilo retrô em sua casa é fazer com que ela não deixe o ambiente carregado e antiquado. A ideia é trazer elegância, despojamento e modernidade ao mesmo tempo. Se você tiver essa sensação ao olhar uma peça em sua casa, alcançou o objetivo. O retrô não é definido apenas por uma modalidade, tonalidade ou material. Essas peças podem ser desde um frigobar, geladeira, cômoda, mesa, criado-mudo, até ornamentos meramente decorativos, tais como abajures, tapetes, quadros, azulejos, papéis de parede, espelhos, etc. Elas podem ter cores sobreas ou serem extremamente coloridas. Geralmente as peças retrôs costumam ser mais caras que as tradicionais, devido ao fato de serem recriações de um estilo passado e terem dispendido por isso, certa pesquisa e muitas vezes trabalho manual. No entanto, se você quer dar um ar retrô ao seu lar e não pretende gastar muito, a dica é partir para os objetos decorativos que citei acima. É uma ótima forma de saber se você se acostuma e gosta desse estilo, analisando se vale a pena investir em algo mais sofisticado no futuro.
 
Como e onde colocar?! Um frigobar estilo retrô pode ser inserido em uma varanda gourmet ou no meio da sala (foto abaixo), por exemplo. Se as cores do ambiente forem neutras, pode abusar da cor na peça retrô. Caso haja o inverso, procure harmonizar a cor da peça escolhendo um tom mais neutro para ela. A característica retrô não será perdida caso ela tenha uma cor básica. Vale dizer que esse estilo caiu nas graças dos designers pelo fato de conversarem muito bem com o moderno e o sofisticado, deixando o ambiente com bossa e muita personalidade. Algumas ideias de onde e como inserir o retrô em sua casa: Uma poltrona na sala; uma banqueta na cozinha; um quadro próximo ao home; jogos de pequenos espelhos provençais no quarto do bebê; um baú no quarto de uma criança; cadeira colorida na varanda; aparador no hall de entrada de um apto; papel de parede no lavabo, enfim, há mil ideias e possibilidades quando o assunto é onde colocar uma peça retrô! Use e abuse dos seus espaços e deixe sua criatividade rolar. Se ainda com as dicas acima tiverem restado dúvidas, manda um email!
Post Paty
Ótimo fds! bjinhos
Anúncios